Webmail

POSICIONAMENTO SBAC - 2024


Edição: 08-24

O documento Posicionamento da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) sobre o relato da presença de espermatozoides em amostra de urina – 2024, traz recomendações para o achado laboratorial e teve como referência, dentre outras, o Parecer nº18/2024 do Conselho Federal de Medicina, sobre o mesmo assunto.

 

A SBAC recomenda que:

 

1. Diante da observação inequívoca de espermatozoides na urina, os laboratórios sigam o algoritmo ilustrado na Figura 1.

 

 

2. Os laboratórios de análises clínicas solicitem Termo de Consentimento para o relato de todos os elementos observados no exame de urina, e incluam as observações descritas na Figura 1.

 

 

3. Os laboratórios implementem procedimentos detalhados com o fluxo de notificação de casos de amostras de urina de crianças e adolescentes do sexo feminino menores de 14 anos com presença de espermatozoides para o Conselho Tutelar, de acordo com sua rotina, resguardando-se de penalidades éticas e criminais.

 

Consulte o documento da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas na íntegra.

Referência: Anghebem, Mauren Isfer; Franz, Ana Paula Giolo; Martinello, Flávia. Posicionamento da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) sobre o relato da presença de espermatozoides em amostra de urina – 2024. Comissão de Publicações da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC. RBAC. 2024; 56(3):133-137.

 

 

 

POSICIONAMENTO SBAC - 2024


CERTIFICAÇÕES


BUSCA